AINDA EM JOGOS E BRINCADEIRAS CONFECCIONAMOS UM JOGO SEMELHANTE AO KARUTA BASTANTE TRADICIONAL NO JAPÃO .CONHEÇAM UM POUCO SOBRE ELE.
O que é Karuta?
O Karuta é um jogo composto de 100 pares de cartas chamadas de Uta Garuta. Dessas 200 cartas, 100 são chamadas de Yomifuda, que são as cartas de leitura, e as outras 100 de Torifuda, as cartas de jogo.
Nesses 100 pares de cartas estão descritos cada um dos Hyakunin Isshu, que é a antologia de 100 poemas de 100 autores diferentes, coleção essa muito tradicional lá no Japão.
Isso quer dizer que cada Yomifuda possui um Torifuda correspondente. O que muda é que o Yomifuda possui um desenho do poeta e seu poema completo enquanto que no Torifuda é descrito apenas a última linha do poema.
Mas qual é a desse jogo louco?
Basicamente funciona da seguinte maneira:
Dois jogadores vão pegar cada um, aleatoriamente, 25 Torifudas dos 100 disponíveis e vão espalhar pelo chão. Depois de alinhados, os jogadores terão 15 minutos para decorar a posição e o conteúdo de cada Torifuda e o jogo se inicia.
O locutor vai começar a ler um poema que não está entre os 100 principais para que os jogadores possam identificar sua intensidade da voz e a clareza na leitura.
A seguir o locutor vai pegar um Yomifuda e começar a leitura, tendo os jogadores por objetivo pegar o Torifuda correspondente o mais rápido possível.
Caso seja uma carta do lado do oponente, depois de pegá-la você deve transferir uma carta do seu lado para o dele, além de outras regrinhas. O jogador que terminar primeiro com nenhuma carta no seu lado ganha.
Complicado? Um pouco…
Além de ter de memorizar os 100 poemas, você deve memorizar também a posição das cartas em jogo, tanto as suas quanto as do oponente e ainda ser mais rápido que ele para pegá-las.
Esse é o motivo de ter falado que além da memória é preciso ter uma boa velocidade, um bom psicológico e um bom preparo físico, pois apesar de ser jogado sentado, movimenta-se muito os braços e isso cansa, ainda mais quando em média uma partida dura 90 minutos.NA AULA SEGUINTE PUDEMOS APRECIAR O NOSSO TRABALHO JOGANDO COM UM COLEGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário